segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sugestões de Leitura - "D. Afonso Henriques"

D. Afonso Henriques, o nosso primeiro rei de Portugal foi um grande cavaleiro e guerreiro medieval, daqueles que usavam cota de malha de ferro e longa espada e participavam em batalhas enfrentando com valentia e coragem os seus inimigos. Talvez por isso, seja uma figura histórica tão acarinhada pelos jovens da vossa idade.Gostariam de conhecer melhor o nosso primeiro rei de Portugal? Bem, então, deixo-vos uma sugestão de leitura:


A autora do texto é Ana Oom e as ilustrações são de Sandra Serra.
A obra faz parte da coleção «Nomes Com História», e é recomendada como leitura para jovens pela Associação de Professores de História.

E que tal um cheirinho da narrativa para adoçar o apetite pela leitura?
   " O Condado Portucalense era uma região de montanhas altas e florestas densas. Pelos bosques, viam-se habitualmente inúmeras variedades de animais selvagens. Os lobos, os javalis e os cavalos que por ali andavam fascinavam D. Afonso Henriques. Ele adorava explorar estas terras com o seu aio, Egas Moniz. Costumavam arranjar um esconderijo seguro e, ao longe, ficavam horas a observar o que por ali se passava.
      D. Afonso era um rapaz muito curioso e as perguntas surgiam-lhe umas atrás das outras:
      - Porque é que os javalis andam com o focinho enfiado na folhagem?
     Egas Moniz nunca o deixava sem resposta:
     - Andam à procura dos melhores tubérculos para comer!
      D. Afonso assustava-se sempre que ouvia o uivar dos lobos. Às vezes, chegava mesmo a estremecer, mas a ideia de fugir nunca lhe ocorria. Por sua vez, Egas Moniz procurava esses momentos para lhe ensinar as principais curiosidades sobre cada espécie, falando-lhe dos seus hábitos, e em especial, da sua alimentação. Pressentia que D. Afonso iria ter um papel muito importante no futuro do Condado Portucalense e queria prepará-lo da melhor forma.
      Nesses passeios acompanhava-os, por vezes, Lourenço, filho de Egas Moniz. Como eram da mesma idade, Lourenço e D. Afonso entendiam-se perfeitamente e tinham em comum a paixão pela natureza. No entanto, para D. Afonso, a brincadeira preferida era manejar a espada e costumava  desafiar o seu amigo:
      - Lourenço, hoje deixa lá esses animais em paz e vem comigo... Traz a tua espada... Podemos fingir que somos verdadeiros cavaleiros e que lutamos contra os inimigos. Vais ver que nos vamos divertir!
      - Está bem! Mas, a seguir, podemos ir procurar coelhos...
      Deste modo ficavam os dois contentes. Contudo, Egas Moniz não os deixava muito tempo sozinhos, mesmo que fosse para brincar. Tinha de ensinar D. Afonso a ser um verdadeiro cavaleiro. Esta era uma das principais missões da sua vida, que lhe tinha sido entregue pelo conde D. Henrique, pouco tempo antes de morrer. Por isso, recordava frequentemente as suas palavras:
      - Escolhi-te para educares o meu filho Afonso Henriques. Sei que és um homem sensato, honesto e digno. Não tenho dúvidas de que serás um bom exemplo!
      Orgulhoso, Egas Moniz aceitou este desafio e, a partir de então, passou a acompanhar D. Afonso Henriques por todo o lado. Sempre que este brincava com a espada, aproveitava para lhe dar algumas indicações:
      - Afonso, com mais estilo. Desembainha a espada com mais ligeireza e de uma só vez. Tens de te fazer notar... Só assim serás um nobre cavaleiro!..."
    
Querem saber mais? Então, resta-vos continuar a leitura desta pequena história, sobre a grande figura da grande História de Portugal que foi D. Afonso Henriques.
Boa leitura!

Sem comentários:

Enviar um comentário