quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Finalmente nasceu Portugal!


Aos alunos do 5ºano:
Finalmente chegámos à História de Portugal! Já era sem tempo, não acham?
Pois é, hoje na aula, ficámos a saber que Portugal nasceu como reino independente no século XII, mais precisamente no dia 5 de outubro do ano de 1143, com a assinatura do Tratado de Zamora.
Recordo-vos que coloquei  neste blogue, há já algum tempo atrás,  um pequeno video sobre D. Afonso Henriques, intitulado "O primeiro rei". Consultem as postagens do mês de Dezembro. Vão ver que é muito engraçado!
Agora deixo-vos um conjunto de três videos muito interessantes  que encontrei no Youtube. É um trabalho feito por alunos de um Colégio de Coimbra e conta  a história dos feitos de D. Afonso Henriques, o nosso primeiro rei de Portugal.   Vejam do princípio até ao fim e não desistam no final do primeiro video. Vão ver que apesar de não terem efeitos especiais e de não terem sido gravados em Hollywood,  são muito divertidos e ajudavam-vos a recordar os conteúdos trabalhados nas últimas aulas de História e Geografia de Portugal. Afinal o objetivo que me levou a construir este blog, foi ajudar-vos a aprender mais e de uma forma divertida!
Se gostarem destes pequenos filmes, poderemos pensar em fazer um filme sobre um outro tema da História de Portugal, lá mais para o final do ano letivo. O que acham do desafio?



Sem comentários:

Enviar um comentário