terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Os alimentos também tem História -3 - Os legumes que atravesssaram o Atlântico



   A batata não foi o único vegetal a ter o privilégio de atravessar o Atlântico nas caravelas e naus  dos séculos XV e XVI. Para além deste, também outros vegetais e legumes fizeram esta travessia e chegaram à Europa no século XVI. Estamos a falar concretamente de vegetais ou legumes como o milho, o tomate, o pimento e a beringela, os quais eram alimentos cultivados e consumidos pelos índios que habitavam as regiões da América  Central e do Sul.
   Tal como aconteceu com a batata, também alguns destes legumes não foram imediatamente adotados pelos Europeus no século XVI. Desconfiados e medrosos, os Europeus não os aceitaram de imediato como alimento e cultivaram-nos nos jardins, onde cresciam como plantas exóticas e ornamentais. O tomate, por exemplo, foi durante muito tempo considerado um alimento venenoso, pois assemelhava-se à mandrágora, uma planta bastante venenosa.
  Só a partir do século XIX é que estes legumes começaram a ser cultivados para o consumo humano, tornando mais rica e variada a alimentação das gentes do Velho Mundo.
 
"Velho Mundo" - Europa


Sem comentários:

Enviar um comentário