quinta-feira, 16 de maio de 2013

Por aqui, escreve-se há muito!!!

Estela da Abóbada (réplica) - Museu da Escrita do Sudoeste (MESA) - Almodôvar

Pela escrita abre-se o caminho do conhecimento!... Quem somos? Quem fomos?
Já alguma vez se interrogaram sobre a antiguidade da escrita no nosso território?


Como sabem, a nossa região situa-se no sudoeste da Península Ibérica, uma terra habitada há cerca de 2500 anos por um povo conhecedor da arte de trabalhar o ferro e conhecedor da escrita, a mais antiga escrita de toda a Península Ibérica.
Esta região sudoeste da Península, muito antes da chegada dos Romanos, foi visitada por Fenícios e Gregos, povos que conheciam a escrita e usavam o sistema alfabético. A escrita do sudoeste peninsular surgiu na região serrana dos concelhos de Almodôvar, Loulé, Ourique, Castro Verde, Silves e Odemira e também em algumas zonas da Andaluzia (sul de Espanha) e parece ter sido inspirada no sistema de escrita fenício. Eu digo inspirada, porque na verdade, esta é uma escrita diferente da anterior e teria resultado da adaptação da escrita fenícia à língua falada pelo povo que aqui habitava. Infelizmente, não é possível hoje conhecer a língua destes nossos antepassados. Quanto à escrita, apesar dos enormes esforços de arqueólogos e historiadores, ela ainda continua por decifrar.
O povo serrano desta região vivia em povoados situados perto dos vales dos rios e ribeiras.  Aqui não muito longe de nós, no monte Pardieiro, perto de S. Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, foi encontrada uma necrópole, um local de enterramento, constituída por onze sepulturas, dez das quais agrupadas. Junto a essas sepulturas foram encontradas duas estelas (pedras de xisto, a rocha da nossa região) com inscrições em escrita do sudoeste. Estas estelas ou lápides, geralmente levantadas junto às sepulturas, identificavam, com toda a probabilidade, os indivíduos nelas sepultados. Outras estelas com inscrições do sudoeste foram também encontradas nas localidades de Sabóia e Alcanforado, no nosso concelho de Odemira.
 
Gostariam de  saber mais sobre a escrita do sudoeste?
Se estiverem interessados no tema, visualizem o vídeo  "Inventar a escrita" (em baixo)
 
Mais duas dicas:
1. Se puderem, visitem o Museu da Escrita do Sudoeste (MESA) em Almodôvar. Trata-se de um pequeno e simpático museu onde poderão encontrar um interessante conjunto de estelas (lápides de pedra) com inscrições em escrita do sudoeste, para além de outros pequenos artefactos.
2. Até ao dia 18 de agosto estará patente em três aldeias serranas do concelho de Loulé (Salir, Benafim e Ameixial) uma exposição de rua intitulada "Quem nos escreve desde a serra". Esta exposição pretende divulgar materiais arqueológicos (estelas co escrita do Sudoeste) provenientes do concelho de Loulé. (fontes - jornal "A voz de Loulé", nº 1763 -10 maio;  http://projectoestela,blogspot,pt )
 
 
 (Filme de acolhimento do Museu de Almodôvar I - fonte Youtube)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário