sábado, 18 de maio de 2013

18 de maio - Dia Internacional dos Museus

Cartaz Comemorativo do Dia Internacional dos Museus 2013 - Memória + Criatividade = Mudança social
 
Museus, espaços onde se guardam as memórias do que fomos, do que fizemos e do que somos... Memórias que interagem connosco e nos ajudam a compreender, a valorizar e a respeitar o passado e a perspetivar o futuro.
 
Hoje é o dia Internacional dos Museus, por isso, eles  estão de portas abertas e braços abertos para te receber. Já tens programa para o dia de domingo? Já pensaste em visitar um Museu?
Muitos museus portugueses organizam este  fim de semana programas com entradas
para gente de todas as idades. Como estamos longe das grandes cidades, deixo-te algumas propostas de visita a museus da nossa região. Lança a proposta aos teus pais e visita um museu este fim de semana.
 
- "Fim de semana alternativo em Ferreira do Alentejo - Museu Municipal - com atividades de descoberta, aprendizagem, relaxamento e, ainda, "Feira da Ladra".
 
- Museu Municipal de Beja: Maratona fotográfica "Património: um olhar ao... pormenor"; Peddypaper de descoberta do centro histórico da cidade.
(fonte: Radio Voz da Planície)
 
- Festival Islâmico de Mértola - um verdadeiro Museu Vivo onde se cruzam as culturas portuguesa e islâmica.
 
- Visita ao Museu do Lousal  e Centro de Ciência Viva -  (antigas minas do Lousal - arqueologia industrial);
 
Museus bem pertinho de nós:
 
- Ruínas romanas de Miróbriga em Santiago de Cacém.
 
- Museu Municipal de Sines (castelo de Sines)
 
Mesmo que já tenhas visitado algum destes lugares de cultura, conhecimento e entretenimento, vale sempre a pena revisitá-lo,  pois os museus são novos todos os dias, são espaços vivos e precisam do teu olhar vivo, atento e perspicaz.
Apoia os museus e as suas iniciativas. Eles precisam da nossa atenção, pois só assim poderão continuar a ser espaços dinâmicos, criativos e apelativos.
Obrigada pela atenção e bom fim de semana!


Sem comentários:

Enviar um comentário