segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hoje é dia 28 de maio!

Um dos objetivos deste blog é assinalar os "grandes dias" da História de Portugal, os dias festivos em que se comemoram os grandes feitos, os aniversários das grandes batalhas vencidas pelos portugueses e as grandes revoluções. Hoje, no entanto, dei por mim a pensar: "E por que não assinalar os acontecimentos menos bons e menos festivos da nossa História?" . Na verdade,  se pensarmos um pouco, percebemos que, por vezes são os acontecimentos "mais tristes" e "menos bons" da nossa vida que nos ajudam a perceber que é necessário  lutar para  mudar o rumo dos acontecimentos, que é necessário agir,  mudar...  Da mesma forma, foram os acontecimentos mais trágicos e mais "castradores" da nossa História que deram aos portugueses ânimo e força para lutar pela independência, pela liberdade e pela democracia!...
A data de hoje, dia 28 de maio de 2012 traz-me à memória dois acontecimentos históricos "pouco felizes" da nossa História: a derrota da "Armada Invencível  no dia 28 de maio de 1588" e "O golpe militar de 28 de maio de 1926".
O primeiro acontecimento deu-se  há 424 anos, durante o período do domínio Filipino em Portugal. Empenhado em derrotar a Inglaterra, D. Filipe II  rei de Espanha e de Portugal, organizou uma poderosa armada constituída por 130 navios e 3o mil soldados, (entre os quais muitos portugueses recrutados contra vontade), a qual foi, contudo derrotada pela armada inglesa.

O segundo acontecimento deu-se há 86 anos, no dia 28 de maio de 1926. Nesta data, um golpe de Estado liderado pelo general Gomes da Costa, pôs fim ao regime político conhecido como a 1ª República (que vigorou entre 1910 e 1926)  e instaurou um regime político de Ditadura Militar. Esta Ditadura Militar acabou por dar origem, pouco tempo depois, à Ditadura Nacional ou Salazarista que vigorou em Portugal até 1974.






Sem comentários:

Enviar um comentário