terça-feira, 1 de maio de 2012

1 de maio - Dia do Trabalhador



Que bom! Hoje é dia feriado! Sabe tão bem ficar na cama até mais tarde, acordar devagarinho e poder aproveitar o sol que espreita entre nuvens para dar um passeio!
Já pensaram, no entanto, por que é que hoje, dia 1 de maio é feriado?

Há mais de 100 anos atrás, nos finais do século XIX, numa época em que cresciam as cidades industriais, os operários e trabalhadores  eram duramente explorados pelos patrões, chegando a trabalhar 16 horas diárias, ou seja, o dobro de horas dos trabalhadores na atualidade. Esta situação de exploração dos trabalhadores começou a ser contestada e gerou grande revoltas e manifestações  um pouco por todo o mundo (em 1886 na cidade de Chicago nos Estados Unidos da América; em 1889 em Paris, em 1891 no norte de França...). Depois de muitas greves e manifestações, os trabalhadores conseguiram levar a sua luta avante e conquistaram alguns dos direitos a que aspiravam, nomeadamente o direito às 8 horas de trabalho diário e ao dia de descanso semanal.  Como em França, este direito foi conquistado no dia 1 de maio de 1919, este  dia passou a ser comemorado como feriado neste país. A partir desta data, outros países da Europa imitaram a França e começaram também a comemorar o dia 1 de maio como o Dia do Trabalhador.

Em Portugal, só a partir da revolução do 25 de abril de 1974 é que o Dia do Trabalhador começou a ser comemorado. Durante o governo do Estado Novo (Ditadura Salazarista) esta comemoração estava proibida e era reprimida pela polícia. 

O Dia do Trabalhador é um feriado comemorado em toda a Europa e em mundos países do mundo. Existem, no entanto, alguns países  que não o  celebram no dia 1 de maio, mas sim em datas diferentes (por exemplo os Estados Unidos da América, a Austrália e o Canadá).


Sem comentários:

Enviar um comentário