quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O terramoto de 1755


Apesar de narrado em alemão, o filme que aqui vos deixo vale pelo realismo das imagens!
Fica, no entanto aqui um pequeno resumo:

"No dia 1 de Novembro de 1755, pelas nove horas e trinta minutos, a terra começou a tremer violentamente, deitando abaixo centenas de edifícios por toda a cidade de Lisboa e matando milhares de pessoas que se encontravam em suas casas e/ou no interior das igrejas. Como não existia iluminação elétrica no século XVIII, a chama das velas e das fornalhas e lareiras depressa alastrou às madeiras das mobílias e à cobertura de tetos e telhados, provocando grandes incêndios por toda a cidade.  Após o primeiro abalo, outros abalos mais fracos se sucederam. As águas do Tejo, pareciam ter recuado e aparentavam uma estranha calma. Horas depois do primeiro susto,  uma onda gigantesca vinda do oceano entrou pela cidade adentro, arrastando consigo tudo o que ia encontrando pela frente: barcos, pessoas, entulhos... e semeando o caos. No meio dos gritos de aflição dos feridos e daqueles que procuravam aflitivamente os familiares perdidos, surgiam malfeitores que tentavam arrancar as jóias presas aos pescoços e aos dedos dos cadáveres e vasculhar os escombros à procura de riquezas.
Tornava-se urgente organizar a vida da cidade. O Marquês de Pombal, ministro do rei de Portugal D. José, entrou em ação e, sem exitação, mandou recolher os feridos e moribundos, sepultar os cadáveres, recolher as riquezas que se encontravam debaixo dos escombros de igrejas e palácios e prender os ladrões. Depois desta primeira ação tornava-se necessário remover os escombros para que a cidade pudesse voltar a renascer com novas casas, ruas, praças e largos..." 


Atualmente, graças à tecnologia, é possível recriar virtualmente alguns monumentos e edifícios já desaparecidos. Se clicares no link em baixo, poderás ver como eram alguns dos palácios, igrejas e edifícios de Lisboa antes de terem sido total ou parcialmente destruídos pelo terramoto de 1755.


Sem comentários:

Enviar um comentário