quarta-feira, 24 de abril de 2013

Comemorando o "25 de Abril de 1974"

Os alunos do Colégio de Nossa Senhora da Graça das turmas 6ºC e 6ºD, sob a responsabilidade da docente Maria Luísa Beja, evocaram hoje, véspera do dia 25 de abril, o movimento dos Capitães de Abril que pôs fim ao longo regime do Estado Novo em Portugal. Esta pequena, mas importante evocação foi assinalada com a afixação de cartazes em pontos estratégicos do colégio e  com a interpretação das canções "Somos Livres" (turma 6ºC) e "Grândola, Vila Morena" (6ºD) no bar do professores, durante o intervalo da manhã, e nos setores do 3º Ciclo e do Secundário. Os alunos percorreram também o Colégio distribuindo cravos vermelhos em papel, elaborados pelos próprios, com pequenas mensagens alusivas ao acontecimento.


 

Uma visita muito especial!

Nos dias 19 e 22 de abril, os alunos das turmas 6ºA e 6ºB tiveram o privilégio de usufruir de uma aula de História de Portugal ao vivo, contada na primeira pessoa. O nosso convidado especial foi o Capitão Elísio Gama, militar reformado e antigo professor do nosso colégio. O capitão Elísio Gama foi um dos homens que "esteve lá", lá em Angola, onde durante 13 anos se desenrolou uma guerra sangrenta e desgastante e que "esteve lá" também, no Terreiro do Paço na manhã do dia 25 de Abril de 1974, ao lado do capitão Salgueiro Maia e de outros tantos capitães de Abril, homens que ousaram levantar a voz por Portugal, libertando-nos do regime fascista opressor.
Para além de ter partilhado e testemunhado acontecimentos e factos que ajudaram a conhecer e compreender melhor momentos tão importantes do nosso passado recente, o capitão Elísio Gama deu também aos alunos uma importante lição de civismo no respeito pelos valores da liberdade e da democracia, frisando a importância do papel ativo do cidadão na construção da sociedade democrática. Tendo, no passado, exercido o cargo de Vereador na Câmara Municipal de Odemira, o Capitão Gama não quis deixar de, também, assinalar  a importância  do poder local e dos seus órgãos (Assembleia Municipal, Câmara Municipal, Assembleia de Freguesia e Junta de Freguesia)  na consolidação da democracia.
Foram duas grandes "aulas" de História!
 
Ao nosso convidado, o nosso "MUITO OBRIGADO!"