quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Consegues dizer o teu nome completo num só folgo?


Parece-te uma pergunta estranha? Talvez seja, porque, certamente o teu nome completo não terá mais do que cinco ou seis nomes, por isso facilmente o podes dizer de uma assentada.
Pois fica sabendo que há 100 ou 150 anos atrás, as raparigas e rapazes da alta nobreza tinham nomes tão compridos, que era uma verdadeira proeza conseguir dizê-los de uma assentada, ou escrevê-los sem ficar com uma verdadeira dor de braço!
Vou-te, então apresentar uma  menina chamada
D. Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança.
 
Sabes de quem se trata? Ora adivinha...
 
 
Conseguiste ler o nome por baixo da fotografia? Pois trata-se, de uma menina de que já ouviste falar, a pequena princesa real D. Maria da Glória, filha do príncipe D. Pedro IV de Portugal (Pedro I do Brasil) e da rainha D. Leopoldina e neta do rei de Portugal D. João VI.
D. Maria da Glória, nascida no Brasil,  viajou muito nova para a Europa (Inglaterra e França), com o propósito de "aprender" a ser uma "verdadeira rainha", já que foi escolhida por seu pai em 1826, para ser a herdeira do trono de Portugal.
D. Maria da Glória foi rainha de Portugal entre 1834 e 1853 e ficou conhecida na História de Portugal como D. Maria II, a Educadora. Foi uma grande rainha e uma mãe extremada, tendo dado à luz onze filhos. Morreu de parto ao dar à luz o seu último filho.
 
 
 

 Se as raparigas tinham nomes compridos, nem sei o que dizer sobre o nome dos rapazes!... Ora vamos lá a conhecer o nome completo dos dois irmãos desavindos D. Pedro e D. Miguel...
 

Sua Alteza Real, D. Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
 
 
 Sua Alteza, D. Miguel Maria do Patrocínio João Carlos Francisco de Assis Xavier de Paula Pedro de Alcântara António Rafael Gabriel Joaquim José Gonzaga Evaristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário